domingo, 19 de julho de 2009

512

A história do 512 iniciou em 1999 com Daliana Mirapalhete, Adriana Xaplin e Antonio Augusto Bueno que, dando continuidade ao trabalho começado no curso de escultura com Gustavo Nakle, foram em busca de um espaço que abrigasse o projeto que se iniciava. No ano seguinte, junto com Wilson Cavalcante e Lizete Bertotto, o grupo inaugura o novo atelier na Rua João Alfredo 512.
Nestes 10 anos outros artistas já passaram por lá, e atualmente conta com a participação de Daliana Mirapalhete, Adriana Xaplin, Pamela Ferrer, Hugo Varela, Clarissa Silveira,True e Ruben Castillo. Hoje o Atelier 512, além de local de trabalho e criação artística objetiva incentivar e promover atividades culturais, educativas e sociais, utilizando os ateliers também como local de oficinas de arte.
Em 2006 foi inaugurado o Bar Café Restaurante 512 que além de servir deliciosas refeições vem atuando como ponto cultural com exposições artísticas, saraus literários e shows acústicos.
Na segunda edição da Bienal B, o Espaço Cultural 512 pretende ser um grande risoma onde integradamente, mas autonomamente, se desenvolverão e acontecerão simultaneamente várias formas e maneiras de trabalhar a arte. Algo assim como um tecido ou folha de papel que se divide em dobras até o infinito ou que se decompõe em múltiplos movimentos.
No espaço expositivo do Bar Café Restaurante 512, será realizada uma Exposição Retrospectiva dos artistas que fazem parte da história do 512. Com curadoria de Daliana Mirapalhete, desenhos, xilogravuras, pinturas, performances e esculturas, serão mostradas de 14 de outubro a 15 de novembro, das 11h às 15h e das 19h às 01h. Também estará acontecendo uma programação cultural com saraus, refeições temáticas, música ao vivo, mostra de vídeos...
Entre os artistas que de alguma forma contribuíram e contribuem na construção do Espaço Cultural 512 e que serão chamados a fazer parte das exposições e atividades para a Bienal B 2009 estão Antonio Augusto Bueno, João Otto Klepzig, Wilson Cavalcante, Ana Henrique, Marco Pedroso, Paulo Chimendes, Zupo, Paulo Wayne, Pena Cabreira, Mariana Konrad, Janaína Dalla Vecchia, Rodolpho Bittencourt, Felipe e Daniel Tedesco, além dos atuais participantes dos ateliers.
Os ateliers funcionarão nos domingos 18 e 25 de outubro e 08 e 15 de novembro, oferecendo oficinas de arte abertas à comunidade, que também poderá conferir o jardim das esculturas no pátio interno do local.

O que: 512 maneiras - Exposição Retrospectiva Espaço Cultural 512
Quando: de 14 de outubro a 15 de novembro, das 11h as 15h e 19h a 01h
Local: Bar Café Restaurante 512 - R. João Alfredo, 512 - Cidade Baixa

O que: Oficinas de Arte
Quando: 18 e 25 de outubro e 08 e 15 de novembro, das 15h as 18h
Local: Ateliers Espaço Cultural 512 - R. João Alfredo, 512 - Cidade Baixa

2 comentários:

Chica disse...

tudo lindo!
adorei o blog.. parabéns!
e sucesso a todos!!

bjos artesanais,

Chica!!

Mariana Abi Asli disse...

quero conhecer este espaço...
como faço?
bjs